top of page

Planejamento e Estratégia

A importância do Planejamento e da Gestão Estratégica


“As organizações prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com o custo de não fazer nada”.


Esta citação de Philip Kotler define bem a importância de se investir em um tema de alto impacto nos resultados de uma organização: o Planejamento Estratégico. Nesse sentido, contar com profissionais especializados é uma decisão acertada, pois garante que o processo será conduzido utilizando-se de metodologias adequadas e com o suporte de quem tem larga experiência na formulação e desdobramento da estratégia.


Um bom Planejamento Estratégico envolve uma cuidadosa análise do contexto de mercado e da organização, a definição de objetivos e metas relevantes para o negócio, e o estabelecimento de ações estratégicas que visem favorecer o alcance desses objetivos. Além disso, para a gestão estratégica, é muito importante a existência de indicadores-chave desempenho (KPI's), que possibilitem a mensuração dos resultados e a comparação dos mesmos com as metas traçadas.


Pesquisas de mercado apontam que planejar é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo empresário nos dias de hoje. Planejamento resulta em prática de gestão segura, envolve processos advindos de informações, análises de custos e estudo dos riscos para decidir, elaborar e implementar o caminho que a empresa vai percorrer até atingir seus objetivos.


O planejamento estratégico não é o mesmo que a gestão estratégica, mas os dois devem estar alinhados e andando lado a lado para que os resultados sejam efetivos. O planejamento estratégico é a base para o processo de gestão estratégica, isso porque neste primeiro é elaborado um plano onde são definidas as estratégias da empresa a longo prazo e, no segundo, é onde se trata das possibilidades, ferramentas e recursos de uma empresa para alcançar seus objetivos e metas.




Comments


bottom of page